Por:

Categoria :

Business

publicado em :

Share This :

Como começar um negócio online: Antes de deixares o teu emprego

 

Muito provavelmente estás cansado do teu emprego das 9h às 18h, ou como é natural em muitas empresas, das 9h até as tarefas estarem todas concluídas. O pior é que muitas vezes, o líder da tua equipa lembra-se às 17h de alguma tarefa urgente. Curiosamente, não tem urgência nenhuma, apenas serve para trabalhares todos os dias para além das 18h, o que poderia ser evitado com uma gestão eficiente. 

 

Tipicamente as pessoas não deixam o emprego mas sim as pessoas. Se estás cansado do teu emprego e queres começar a trabalhar por conta própria já amanhã, tem calma e respira!

 

Se deixares o teu emprego já amanhã irás ter muito a perder. Não terás direito a subsídio de desemprego, se tiveres a hipoteca da tua casa com pagamento de prestações mensais poderás entrar em incumprimento e terás dificuldades em pagar os gastos fixos. Se não estiveres desempregado, não vás pelo caminho mais difícil e começa a construir o teu negócio diariamente.  

Pensa num plano para deixar o teu emprego nos próximos 12 meses. Para isso terás de começar já hoje a trabalhar no teu projeto e a organizar as tuas finanças.  

Antes de avançares, queremos relembrar que para trabalhar por conta própria é necessário muito trabalho inicialmente.  

Quando se está a iniciar um negócio, há principalmente duas coisas que podem determinar o insucesso do teu negócio.  

  • Falta de planeamento
  • Falta de experiência

 

Fundo de emergência

 

Antes de deixares o teu emprego é importante teres uma poupança equivalente a pelo menos 6 meses de trabalho, assim, se por algum motivo alguma coisa não correr como esperado, irás ter um fundo de maneio para pagar as suas despesas.  

Se ainda não tens poupanças nesse valor, começa a criar o teu negócio e quando começares a obter lucros aceitáveis, poderás criar a uma conta poupança onde irás depositar mensalmente uma percentagem dos lucros. Quando tiveres confortável, poderás deixar o teu emprego e dormir tranquilamente. No curso Independência Financeira com Investimentos vamos mostrar-te como investimos os rendimentos que obtemos dos nossos negócios para alcançarmos independência financeira a longo-prazo.  

Se queres criar um negócio tens de ser realista! Não vais ganhar um milhão de dólares da noite para o dia como dizem em muitos cursos de dropshipping que vês na internet.  

A criação de um negócio demora o seu tempo e é muito importante valorizares os pequenos passos.  

É possível criar um negócio em menos de 6 meses?

 

Sim, é possível. Há pessoas que são forçadas a iniciar um negócio em menos de 6 meses, porque foram despedidas ou porque não têm outra opção e têm de começar com muita urgência. É um percurso mais stressante e bastante difícil. Se ainda não conheces o teu público, não sabes que produtos vender, não tens uma página específica para vender os produtos, vais precisar de experimentar e testar e para isso, precisarás de tempo.  

Também há pessoas que demoram bem mais do que 12 meses. O mas o mais importante é desfrutar do processo e definir metas que seja exequíveis para não desistires quando aparecerem os primeiros obstáculos.